Quem Somos

 POIMÊNICA

O vocábulo poimênica originou-se no grego poimen, cujo significado é pastor. Em sentido amplo, poimênica tem a ver com o trabalho pastoral de um modo geral. Enquanto disciplina, tem como objeto de estudo o agir do pastor. O termo remonta às tradições mais antigas na história da Igreja, quando se tentava definir o ministério pastoral em relação à sua comunidade. Nesta tradição, o termo poimen tem como matriz primária a pessoa do próprio Jesus Cristo, que se autocompreendeu como aquele que se entrega e zela por suas ovelhas e delas cuida.

Em termos mais específicos, poimênica tem sido identificada com o refletir e o agir pastoralmente em relação ao sofrimento, em suas variadas expressões, no âmbito da experiência e da fé individual e comunitária. Tradicional e sinteticamente, tem sido identificada como a doutrina do cuidado pastoral em seu propósito de “cura de almas”. Os conceitos Soul Care (inglês) e Seelsorge (alemão) podem ser literalmente traduzidos como “cuidado da alma”, e remontam ao conceito latino cura animarum, que descrevia a solicitude e atribuições no exercício do ministério pastoral, seja no culto ou na catequese.

A poimênica pode incluir várias funções em diversas maneiras e situações; particularmente aquelas do aconselhamento pastoral, o qual costuma ser visto como uma dimensão especializada do cuidado pastoral (pastoral care). Embora a poimênica cristã tenha uma longa tradição, o substantivo “aconselhamento” é relativamente recente.

O INSTITUTO

Reconhecemos um amplo legado em reflexões e praxis poimênicas ao longo da história da igreja cristã e valorizamos o diálogo com o legado da poimênica clássica, sobretudo a reformada. Cremos que há muito a aprender com a filosofia e o exercício do cuidado pastoral na história do cristianismo de fé reformada. Ancorado em robusta teologia e balizado por consistentes pressupostos filosóficos, tal legado contribui para uma cosmovisão fundamental que propicia posturas lúcidas nas reflexões e prática do cuidado pastoral na contemporaneidade.

O Instituto Poimênica tem como alvo apoiar e promover a poimênica cristã, valorizando tanto a dimensão pública quanto a pessoal (privativa) do ministério pastoral. Para tanto, propõe-se a servir principalmente nas seguintes áreas:

  • Conteúdo e serviços disponibilizados pela internet
  • Aconselhamento e Mentoria
  • Palestras, Conferências e Classes Específicas
  • Treinamento e Capacitação
  • Parcerias, Mediações e Fomento

 ESTE SITE

A filosofia de publicações neste site procura refletir a convicção, amadurecida pelo diretor nos últimos anos, de que o material na internet, quando direcionado ao público evangélico, deve estar conformado aos princípios neotestamentários de disciplina eclesiástica, e não se constitui em terreno neutro ou de exceção ao exercício ético de tais princípios. O conteúdo aqui publicado é de responsabilidade e critério do Instituto Poimênica, sem vinculação formal com qualquer outra instituição. Se vier a citar algo de nosso conteúdo, pedimos a gentileza de indicar o nome do site, a data da publicação (se houver) e fornecer o devido link.

A simples menção de websites, blogs, artigos, livros, etc, ou mesmo as ligações aqui oferecidas a qualquer um desses, não implica necessariamente em total e irrestrita aceitação do conteúdo intelectual dessas obras. O Instituto Poimênica não incentiva a pirataria e procura respeitar as leis de direitos autorais. Utilize o formulário caso deseje estabelecer contato conosco.

Anúncios