Skip to content
Anúncios

O propósito do conhecimento da Bíblia

The Good Samaritan (“O Bom Samaritano”), 1647, Balthasar van Cortbemde  (Flemish Baroque Era Painter, 1612–1663), oil on canvas, 199.4 x 244.6 cm (78.5 x 96.3 in.), Royal Museum of Fine […]

Exultar na Monotonia – G. K. Chesterton

Trying On Grandmother’s Spectacles (Intenta En Gafas de la abuela / Poniéndose las gafas de la abuela / Colocando os óculos da vovó), 1867, Théodore Gérard (Belgian Academic Painter, 1829-1895), […]

Lutero avista Roma – Ferdinand Pauwels

Luther sees Rome (Luther sieht Rom / Luther in Rom / Lutero avista Roma), 1872, Wilhelm Ferdinand Pauwels (German Belgian-born Academic Painter, 1830-1904), oil on canvas, 85 x 72 cm, […]

Lutero Descobre a Bíblia – Ferdinand Pauwels

Luther discovers the Bible (Luther entdeckt die Bibel / Luther a découvert la Bible / Lutero Descobre a Bíblia), 1872, Wilhelm Ferdinand Pauwels (German Belgian-born Academic Painter, 1830-1904), oil on […]

Imitação e Responsabilidade – Georg Simmel

Infanta Margarita Teresa in a Blue Dress (Infantin Margarita Teresa [1651-1673] in blauem Kleid / L’Infante Marguerite-Thérèse d’Autriche en robe bleue / La Infanta Margarita en azul), 1659, Diego Velázquez […]

Volta às Trincheiras – Eliseu Visconti

Volta às Trincheiras (Back to the Trenches), ca. 1917, Eliseu Visconti (Pintor brasileiro, 1866-1944), óleo sobre tela, 95 x 125 cm, Fundação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil. […]

“Antes que…"

Antes que cheguem os dias de achaques e se aproximem os anos, dos quais dirás: “Não gosto deles”; antes que se obscureça a luz do sol, a lua e as […]

Seleções do Blogueiro ›

Martin Bucer, o Reformador Alsaciano

Martin Bucer nasceu em 11 de novembro de 1491, em uma família de fabricantes de barris. Sua mãe era parteira, e seu pai e seu avô eram ambos toneleiros, fabricantes […]

A Batalha entre o Carnaval e a Quaresma – Bruegel

A Batalha entre o Carnaval e Quaresma evoca o contexto religioso nos Países Baixos em meados do século dezesseis. O óleo sobre painel de madeira, do pincel renascentista de Pieter Bruegel, encontra-se no Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte), em Viena, Áustria. A obra retrata uma hospedaria (pousada ou taverna) no lado esquerdo e uma igreja (catedral) no lado direito. No centro inferior da tela se encontram as duas figuras emblemáticas. Do lado direito, uma mulher (Quaresma) encabeça a procissão na qual o séquito se desdobra em ações filantrópicas. A magérrima senhora Quaresma está assentada em uma pequena carroça puxada por um monge e uma freira. Do lado esquerdo, encabeçando os festejos estridentes junto à pousada, um “cavaleiro” obeso, literalmente montado em um barril de cerveja com uma bisteca de porco espetada, representa o Carnaval. A bolsa de facas em seu cinto indica que ele é um açougueiro. Em vez de capacetes, os personagens portam, respectivamente, colmeia e torta de carne; em vez de lanças, instrumentos com arenques e carne de porco.

As Quatro Estações – Nicolas Poussin

O Ocidente encerrou o século XX e ingressou no século XXI impregnado de uma cultura pop, que fortaleceu-se com a massificação dos meios de comunicação. Cada vez mais superficial, a […]

Filosofia ›

Os Limites da Teoria – Souza Minayo

Nenhuma teoria, por mais bem elaborada que seja, dá conta de explicar ou interpretar todos os fenômenos e processos. Por vários motivos. Primeiro porque a realidade não é transparente e […]

Gravura ›

A Ovelha Perdida – John Everett Millais

The Lost Sheep, 1864, John Everett Millais (English Pre-Raphaelite Painter, 1829-1896), Wood engraving on paper, 14 x 10,8 cm, Tate Gallery, London, UK. From Illustrations to ‘The Parables of Our […]

Paulo prega aos Tessalonicenses – Gustave Doré

Paul Preaches to the Thessalonians (Paul prêche aux Thessaloniciens / Paulo Prega aos Tessalonicenses), 1870, Paul Jonnard-Pacel (Also known as Paul Jonnard, French Engraver, Printmaker and Illustrator, 1840-1902). Wood Engraving, […]

A Parábola da Grande Ceia – Jan Luyken

The Parable of the Great Banquet (Invitation to the Great Banquet / Gelijkenis van het grote avondmaal / A Parábola da Grande Ceia), 1712, Johannes Luyken (Also known as Jan […]

Cidadania ›

Sinais de uma nação em ruínas

Prophet Micah (Prophet Micheas / Profeta Miqueias), 1432, Jan van Eyck (Netherlandish Northern Renaissance Painter, ca.1395-1441), oil on panel, The Ghent Altarpiece: Prophet Micheas; Mary of the Annunciation, 164.8 x […]

Em tela ›

O propósito do conhecimento da Bíblia

The Good Samaritan (“O Bom Samaritano”), 1647, Balthasar van Cortbemde  (Flemish Baroque Era Painter, 1612–1663), oil on canvas, 199.4 x 244.6 cm (78.5 x 96.3 in.), Royal Museum of Fine […]

Exultar na Monotonia – G. K. Chesterton

Trying On Grandmother’s Spectacles (Intenta En Gafas de la abuela / Poniéndose las gafas de la abuela / Colocando os óculos da vovó), 1867, Théodore Gérard (Belgian Academic Painter, 1829-1895), […]

Lutero avista Roma – Ferdinand Pauwels

Luther sees Rome (Luther sieht Rom / Luther in Rom / Lutero avista Roma), 1872, Wilhelm Ferdinand Pauwels (German Belgian-born Academic Painter, 1830-1904), oil on canvas, 85 x 72 cm, […]