Poimênica Cristã

Interfaces:    Poimênica Cristã   |   Temas Psicológicos   |   Textos Diversos


Seção dedicada a citações de leituras diversas no campo da Poimênica Cristã, particularmente do Aconselhamento Cristão, e também num largo espectro de temas psicológicos. O texto citado trata-se de uma seleção; citá-lo não implica necessariamente em total e irrestrita aceitação do conteúdo intelectual de toda a obra ou da abordagem a que esteja alinhada.

A Shepherd with his Flock in a Woody Landscape, ca. 1615-22, Peter Paul Rubens

A Shepherd with his Flock in a Woody Landscape, ca. 1615-22, Peter Paul Rubens (Flemish Baroque Era Painter, 1577-1640), Oil on oak, 64.3 x 94.3 cm, The National Gallery, London, UK. Large size here.


bullet1 A Tríplice Abordagem da Poimênica Puritana para as Depressões – “A poimênica puritana (…) oferecia para as ‘depressões’ três contextos para as suas causas: 1) Circunstanciais; 2) Constitucionais, com destaque para a chamada ‘doença da Melancolia’; e, 3) Espirituais.”

bullet1 “Nuda Scriptura” e Suficiência das Escrituras “A proposta Nuda Scriptura tem constrangedoras implicações lógicas […] No fim das contas, parece-me, este modelo fechado rejeita a interdisciplinaridade, o que faz da Teologia uma impossibilidade.”

bullet1_thumb5_thumb Aprenda a ouvir em profundidadeEsses, porém, esquecem que lhes foi ordenado o ministério de ouvir por aquele que é ele próprio o maior ouvinte e em cuja obra devem ter parte.”

bullet1_thumb5_thumb Um cristão pode evitar a Teologia, a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia? –  “Um cristão que imagine poder evitar a Teologia, a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia, penso eu, não refletiu séria, ponderada e criticamente nas implicações deste seu ponto de vista.”

bullet1 Um cristão pode evitar a Teologia, a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia? (II)“E, ao pretender abordar a pessoa humana, reconhecidamente complexa, concluo que ela não pode escapar ao domínio de leis estabelecidas pelo Criador, e assim reconheço inevitavelmente a legitimidade de esforços científicos que pretendem estudá-la.”

bullet1 A abordagem pastoral frente ao pecado – Dennis Ngien “Um pastor eficaz não vê tudo de ruim e nega o que há de bom. Nem vê tudo de bom e nega o que é ruim. Ele vê as duas coisas, mas fica com o que é bom e com o bem que pode proceder do mal, de acordo com a vontade divina.”

bullet1 O Problema de Suposições – Paul David Tripp“Quando você supõe, você não pergunta. Se não pergunta, você se abre para um mundo de conclusões inválidas e mal-entendidos.”

bullet1_thumb5_thumb Limites e Alcances do Conhecimento Psicológico – Herman Bavinck“O conhecimento de uma pessoa só é possível quando ela, involuntariamente ou consciente e deliberadamente o revela a nós.”

bullet1_thumb5_thumb Hemã nas “Profundezas Abissais” – C. H. Spurgeon“Está tudo muito bem para aqueles que estão com a saúde robusta e cheios de espírito culparem aqueles cujas vidas são doentias ou cobertas com o tom pálido da melancolia.”

bullet1_thumb5_thumb Causas da Melancolia – C. H. Spurgeon“Vocês nunca errarão por serem sensíveis ao abatido. Disponham-se tanto quanto estiver em vocês a curar os quebrantados de coração e alegrar os fracos.”

bullet1_thumb5_thumb Edwards e a Melancolia de Brainerd “Sem dúvida, isso era devido ao vigor peculiar de seu juízo, pois é deveras raro que pessoas, sob a influência da melancolia, mostrem-se sensíveis para com sua própria doença”.

bullet1_thumb5_thumb Edwards e a “Melancolia” – George Marsden – As citações foram extraídas do livro A Breve Vida de Jonathan Edwards, publicado em português pela Editora Fiel em 2015, e originalmente publicado em inglês em 2008.

bullet1_thumb5_thumb Depressão e Medicação – David Murray“Em casos assim, a medicação não é meramente um alívio para os sintomas, mas um tratamento para as causas da depressão.”

bullet1_thumb5_thumb Cristão Deprimido? – Martin Lloyd-Jones“Mostramos repetidamente que as Escrituras são muito mais compassivas com tais pessoas, e apresentam claramente em seus ensinos que é possível que um cristão fique deprimido.”

bullet1_thumb5_thumb Autoconhecimento e “Depressão Espiritual” – D. M. Lloyd-Jones“De acordo com minha compreensão do ensino bíblico sobre esta questão, não há nada tão importante como a necessidade de nos conhecermos a nós mesmos, e isso tão cedo quanto possível.”

bullet1 Repassando o “anel da culpa” para outrem – Paul Tournier – “O jogador que passa o anel a seu vizinho não o tem mais em suas mãos; entretanto, na vida real não nos desembaraçamos da nossa culpa pessoal jogando-a sobre outrem.”

bullet1 Os atos intensos da vontade – Jonathan Edwards“De certo modo, as emoções da alma são a mesma coisa que sua vontade, e a vontade nunca sai de um estado de apatia, exceto pelo sentimento.”

bullet1_thumb[1] O Conceito de Jonathan Edwards sobre as Afeições“Analisando a constituição do homem, Edwards o vê como um ser integrado, não adotando uma perspectiva dividida.”

bullet1 O papel do ambiente – Georg Siegmund“Nem na observação clínica nem no experimento psicológico entramos em contato imediato com a estrutura mais íntima da natureza humana.”


Interfaces:    Poimênica Cristã   |   Temas Psicológicos   |   Textos Diversos

Anúncios