Apresentação

Arte Bíblica: Apresentação · Pentateuco · Históricos · Poéticos · Profetas · Evangelhos · Atos dos Apóstolos · Epístolas · Apocalipse


Old Woman Reading a Lectionary (So-called Portrait of Rembrandt's Mother), c. 1630, Gerrit Dou

Old Woman Reading a Lectionary (So-called Portrait of Rembrandt’s Mother), c. 1630, Gerrit Dou (Dutch Baroque Era Painter, 1613-1675), formerly attributed to Rembrandt, oil on panel, 71 cm (28 in) x 55.5 cm (21.9 in), Rijksmuseum Amsterdam, Netherlands


Nesta sessão são publicadas reproduções de obras artísticas com personagens, temas e eventos bíblicos. Integram este banco de dados obras escolhidas segundo critérios pessoais do editor, e que têm sido publicadas gradativamente no Blog.

Toda obra de arte selecionada, além de uma criação, é também uma leitura e como tal reflete o leitor – que neste caso é o próprio artista. Aqui são encontradas obras de artistas de diferentes períodos históricos, de diversas escolas, gêneros e movimentos, e de variadas sensibilidades estéticas. Também há artistas de diferentes contextos, convicções e compromissos religiosos. Alguns fazem uma retratação mais histórica e descritiva, almejando uma representação delimitada pelo registro bíblico em seu contexto histórico-cultural. Neste caso, entretanto, a arte limita-se à ilustração do texto. Há, porém, outros artistas que fazem uma retratação mais contemporânea, utilizando no ateliê modelos e figurinos de sua época e contexto, e expondo o tema segundo o ambiente físico em que se encontram inseridos. Entre outras coisas, alguns buscam com isto oferecer aos admiradores de sua arte uma significação contemporânea e contextual do tema ou assunto bíblico. Neste ponto, convém salientar que um artista não é apenas um artesão, que reproduza sob encomenda uma obra meramente utilitária, abrindo mão dos elementos de sua criatividade.

Michael Horton salienta que “o artista é especialmente equipado para expressar aquilo que tantas vezes transcende a linguagem puramente descritiva”. Assim, há artistas que se alinham em tendências de maior liberdade criativa, e geralmente projetam ao tema conteúdos que se distanciam do relato bíblico, e ainda outros, idealistas ou não, reproduzem no trabalho algumas ideias e símbolos religiosos que foram acumulados em tradições da Cristandade, porém sem evidência bíblica ou a despeito dela. Considere-se, neste caso, a importância da obra artística enquanto expressão histórico-cultural, e, em particular, como meio de expressão da sensibilidade estética do artista. Francis Schaeffer (1912-1984) lembra também que um trabalho de arte, além da mensagem (que ele entende ser primordial no juízo que se faz da obra), deve ser avaliado segundo sua excelência técnica e sua validade (por esta se quer dizer a honestidade da obra de arte em expressar o que o artista realmente pensa). Não seria válido para um pintor de alguma escola contemporânea, com sua visão de mundo, expressar-se da mesma maneira que Rembrandt.

Portanto, ao olhar para uma obra de arte que expresse uma mentalidade não cristã, não preciso pegá-la, jogá-la ao chão e dizer que não presta, desta maneira pisando a personalidade do homem que a fez. Nos aspectos técnicos e na validade, como coisas importantes por si só, posso enfrentar o homem abertamente como homem e tratá-lo com base na importância da personalidade. […] Posso tratar com empatia o homem que a produziu e chamar a atenção para sua excelência técnica e integridade.

(SCHAEFFER, Francis. In: O Deus que Intervém; O Evangelho para o Homem de Hoje. São Paulo: Editora Refúgio e ABU Editora, 1981, pp. 247-248)

As reproduções de trabalhos artísticos foram publicadas para esta seção específica ou ilustram textos publicados fora dela. Em alguns poucos posts, além da exposição da obra de arte, há também uma pequena citação bíblica relacionada ao tema, e em outros são tecidos comentários sobre o trabalho artístico.

Este site não incentiva a pirataria e procura respeitar as leis de direitos autorais. As obras artísticas localizadas fora do mundo lusófono (a grande maioria) são geralmente referenciadas em língua inglesa. Por via de regra, o conteúdo das referências é obtido em portais de museus e galerias de arte ou em publicações e sites especializados. Porém, dependendo do nível de fidedignidade das fontes, é possível que se cometa alguma imprecisão. Por se tratarem de reproduções, também é possível que algumas imagens hajam sofrido variação, tal como em cor, brilho ou enquadramento.


Arte Bíblica: Apresentação · Pentateuco · Históricos · Poéticos · Profetas · Evangelhos · Atos dos Apóstolos · Epístolas · Apocalipse

Anúncios