Vínculos Anteriores

O Diretor: Perfil · Atividades · Vínculos Anteriores · Publicações · Pesquisas Acadêmicas · Links


Vínculos recentes: Seguem algumas das instituições a que Gilson Santos esteve vinculado desde que estabeleceu-se no Estado de São Paulo, Brasil:

 MINISTÉRIO FIELGilson Santos entrou em contato com a literatura publicada pela Editora Fiel em março de 1980. Em 1990 começou a participar das conferências anuais em Águas de Lindóia, SP. A partir de 1998, a convite de seu fundador, J. Richard Denham Jr., passou a envolver-se mais diretamente com a editora. Entre as áreas com as quais contribuiu, apresentou em maio de 1998 o projeto da revista “Fé para Hoje”. Auxiliou diretamente no lançamento, publicação e edição da revista de 1999 até 2007, escrevendo o primeiro editorial e envolvendo-se com os seus trinta e dois primeiros números. A revista era enviada gratuitamente, e em alguns números foi expedida para bem mais de duas dezenas de milhares de indivíduos, igrejas e instituições nos países de fala portuguesa. No processo de expedição da revista, contou-se com a ajuda de voluntários da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, especialmente mulheres e jovens.

Gilson Santos: Primeiros Contatos com a Editora Fiel

1. “Ricardo” e “Pérola” Denham, casal fundador do Ministério Fiel, pela época de sua vinda como missionários ao Brasil. 2. Equipe da Editora Fiel em meados da década de noventa: Mary, Jeffrey, Marilene, José Rubens e Rose Cristina. 3. Capa do primeiro número da revista “Fé para Hoje”, 1999. 4. Com o casal Denham em Greenville, Carolina do Sul (EUA), em março de 2001.

Gilson Santos: Conferência Fiel

1. Entre os presentes na VII Conferência Fiel em outubro de 1991. 2. Primeiro à esquerda, com alguns líderes na XII Conferência Fiel em outubro de 1996.Ao centro o Pr. ”Ricardo” Denham, vestindo paletó vinho e com sua câmera fotográfica à mão.

Entre o fim de 1998 e início de 2010, Gilson Santos incentivou o início do trabalho da Editora Fiel na Internet, tendo registrado o seu primeiro domínio, publicado o primeiro site no Brasil e criado o seu primeiro informativo online. Contribuiu com algumas conferências fora do Brasil, inclusive nas primeiras conferências em Portugal e Angola, e também nas primeiras edições da conferência para jovens. Esteve envolvido no processo de aquisição da Editora Parákletos, fundada e conduzida pelo Pr. Valter Graciano Martins, que vinha publicando excelente literatura, inclusive os comentários de João Calvino em português; esteve, juntamente com Tiago Santos, fechando o negócio com a família de senhor Valter. Como membro do conselho administrativo, e na ausência de Sr. Denham do país, participou do processo que veio a culminar, posteriormente, com a aquisição da atual propriedade na qual foi edificado o Edifício Fiel.

Gilson Santos com alguns líderes

1. Com Roger e Gwen Kirk, Albany, New York, em março de 2001. 2. Com os missionários Bill Barkley (PES: Publicações Evangélicas Selecionadas), Jack Walkey e “Ricardo” Denham na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos (SP), em abril de 2005. 3. Com o Pr. Mark Dever, Capitol Hill Baptist Church, Washington, D. C. (EUA), em março de 2008.

Gilson Santos: I Conferência Fiel em Portugal, 2001

Preletor na 1a Conferência Fiel em Portugal, no Acampamento Baptista em Água de Madeiros, em outubro de 2001.

Gilson Santos: Conferência Fiel em Moçambique e Angola, 2004

1. Preletor na Conferência Fiel em Nampula, Moçambique, em julho de 2004. 2. Com Tiago Santos, Choolwe Mwetwa (de Zâmbia) e Karl Petterson, missionário norte-americano em Moçambique, em julho de 2004. 3. Preletor no primeiro encontro da Editora Fiel em Angola, em agosto de 2004. Com líderes presentes ao primeiro encontro em Luanda, a capital do país.

Durante o tempo em que esteve ligado ao Ministério Fiel, Gilson Santos encorajou sua igreja local a estabelecer “termos de  cooperação” com os ministérios da Editora, visando apoiá-los de forma prática e pública. Integrou o Conselho Administrativo da Missão Evangélica Literária  de março de 1999 a setembro de 2007, quando encaminhou o seu pedido de afastamento. Desde fevereiro de 2009 não possui mais vínculo formal com a instituição, embora tem sido convidado eventualmente a servir como preletor em conferências, revisado e prefaciado livros, lecionado módulos no Curso Fiel de Liderança (CFL), e siga encorajando membros de sua igreja que servem em posições estratégicas na organização. Um importante ministério oferecido é o MAP (Ministério Adote um Pastor); atualmente coordenado por Kevin e Edinéia Millard, o MAP contribui para a capacitação ministerial de pastores em países de fala portuguesa ao redor do mundo.

Gilson Santos: Conferência Fiel em Portugal em 2007

Preletor na Conferência Fiel em Portugal, Acampamento Baptista em Água de Madeiros, em outubro de 2007. Ao centro com os outros preletores: Prof. Adauto Lourenço e Dr. Edgard Andrews.

Gilson Santos: Moçambique, Julho de 2008

1. Preletor na Conferência Fiel em Nampula, Moçambique, em julho de 2008. 2. Entre os alunos da oficina de “Pregação Expositiva”, SIL, Nampula, Moçambique, em julho de 2008.

Gilson Santos: Preletor em Conferência do Ministério Fiel

1. Palavra de boas vindas e preleção na 1a. Conferência Fiel para Jovens, São Sebastião (SP), em 2003. 2. Preletor na XXV Conferência Fiel em Águas de Lindóia, SP, outubro de 2009. 3. Preletor na 1a. Conferência Fiel para Mulheres, Atibaia, SP, em agosto de 2016. 4. Ministrando workshops na XXXII Conferência Fiel em Águas de Lindóia, em outubro de 2016.

 ESCOLA CRISTÃA Escola Cristã Batista Regular veio a existir a partir da visão educacional cristã do missionário norte-americano Pr. Ivan Taylor, que lançou o projeto em 1985 com apoio de duas igrejas em São José dos Campos (SP). Em 1986 a instituição foi formalmente constituída, e deu-se início à sala de educação infantil com doze alunos matriculados. O ano de 1989 foi importante, quando a escola tornou-se uma sociedade sem fins lucrativos e adquiriu registros de Utilidade Pública Municipal e Estadual. A formatura da primeira turma de primeiro grau deu-se em 1992. Em 2006, quando completou vinte anos, a Escola Cristã iniciou o Ensino Médio; o Núcleo de Educação Infantil (“KID’S”) foi estabelecido em  2009.

Escola Cristã, São José dos Campos, SP

Escola Cristã, São José dos Campos, SP

1. Gilson Santos falando a pais e alunos em formatura da pré-escola em 07/12/2000. 2. Passeio Ciclístico em 02/09/2001. 3. Portando a bandeira nacional, o Prof. Valdir Santos, que dirigiu a instituição na maior parte de sua história.

Gilson Santos integrou a associação de pais da Escola Cristã de 2000 a 2012. Em 2006, quando foi inaugurado o ensino médio na instituição, foi convidado a integrar o corpo docente, com o objetivo de implantar o programa de Filosofia, Sociologia e Ética para as três turmas do Ensino Médio. Entre os anos de 2006 e 2012 propôs o conteúdo programático e lecionou as disciplinas para as três turmas, oferecendo um conteúdo curricular sequencial e integrado. Aos poucos foi transferindo as disciplinas para outros docentes. Em dezembro de 2012 encaminhou o seu pedido de afastamento de seus compromissos na escola, e, desde então, não possui mais vínculo formal com a instituição. Segue oferecendo recomendação aos membros de sua igreja que integram a associação de pais da escola, ou que ali servem como funcionários.

Gilson Santos: Alguns ex-alunos do Ensino Médio na Escola Cristã

Alguns ex-alunos do ensino médio: Na primeira foto à esquerda, ao centro, Esther Santos Websky. À direita, charge da turma de formandos do ensino médio em 2012.

 SEMINÁRIO MARTIN BUCER BRASILO projeto de um seminário teológico, alinhado com a teologia reformada, começou a ser gestado em 1996, ganhando, por fim, mais concretude em meados de 2007, em conversas entre Franklin Ferreira, Gilson Santos e Tiago Santos Filho. Em 2010 foram iniciados os contatos com o Seminário Martin Bucer, na Alemanha, o qual possui campi em diversos países. Em 6 de fevereiro de 2011, Dr. Thomas Schirrmacher e Titus Vogt, respectivamente o reitor e o deão dos programas internacionais do Martin Bucer Seminar, vieram ao Brasil, e as primeiras reuniões foram realizadas na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos (SP), onde Dr. Schirrmacher pregou no culto dominical matutino. Depois de um ano de muito trabalho, o seminário foi constituído no Brasil. Sua inauguração deu-se em 25 de março de 2012, em culto solene de abertura do ano letivo, na Igreja Batista da Graça, com a presença do deão, Titus Vogt, que ministrou a aula magna.

Gilson Santos: Seminário Martin Bucer, Brasil

1. Conversas sobre o projeto de seminário durante a XII Conferência Fiel em outubro de 1996, Águas de Lindóia, SP: Três missionários, entre os quais Alan Myatt e “Ricardo Denham”; brasileiros: Gilson Santos, Franklin Ferreira e Paulo Valle. 2. Thomas Schirrmacher, Franklin Ferreira,  Matias Heidmann, Gilson Santos e Titus Vogt, em fevereiro de 2011. 3. Thomas Schirrmacher, em sua primeira visita ao Brasil para reuniões acerca do seminário, pregando na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, traduzido por Matias Heidmann, em 6 de fevereiro de 2011.

Gilson Santos: Seminário Martin Bucer, Brasil

1. Com a primeira turma do seminário em 25 de março de 2012, no culto solene de abertura do ano letivo. Ao centro, a Profa. Marilene Ferreira, diretora acadêmica do seminário. 2. Gilson Santos pregando em uma das aulas magnas de abertura da semana intensiva, na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos. 3. Thomas Schirrmacher traduzido por Matias Heidmann.

Gilson Santos foi o primeiro presidente do Conselho Administrativo nos primeiros anos da instituição, na qual também passou a lecionar disciplinas na área pastoral. Durante esse tempo, encorajou sua igreja local a firmar “termos de cooperação” com o seminário, o qual realizou suas primeiras atividades na sede da referida igreja: aulas inaugurais e regulares, hospedagem e alimentação de alunos, instalação da biblioteca, etc. Posteriormente, as aulas das semanas intensivas passaram a acontecer no sítio de um membro da mesma igreja. Com o crescimento da instituição, esta pôde estabelecer-se em sua atual sede. Em fevereiro de 2014, Gilson Santos apresentou o seminário para lideranças evangélicas em Lisboa, Portugal. Em outubro de 2015, em Mainz, Alemanha, participou de reunião com o deão acadêmico, cuja pauta foi a extensão do seminário para Portugal e para o estabelecimento do curso de Estudos Avançados (equiparado ao Mestrado).

Gilson Santos: Seminário Martin Bucer, Brasil. Primeiros anos na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP.

Primeiros tempos do Seminário, instalado na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP: 1. Lecionando Homilética para a primeira turma do Seminário. 2. Com os alunos da segunda turma do seminário, no momento da refeição. 3. A segunda turma do seminário em sala de aula na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP.

A unidade do Martin Bucer no Brasil é crescente, vem estabelecendo parcerias no país e no exterior, e conta com um grupo reconhecido de professores efetivos e visitantes. As semanas intensivas ocorrem em São José dos Campos (SP) e há polos regionais em algumas cidades do Brasil. Gilson Santos teve o privilégio de servir como paraninfo convidado pelas duas primeiras turmas de formandos. Em outubro de 2016 encaminhou o seu pedido de afastamento do Conselho Administrativo, e, desde então, não possui vínculo formal com a instituição. Neste ano de 2017 tem sido convidado para lecionar duas disciplinas como professor visitante; é também professor de duas disciplinas na área pastoral no Curso Online Básico de Teologia.

Gilson Santos: Seminário Martin Bucer, Brasil.

1. Com Titus Vogt (deão) e Tiago Santos (diretor pastoral do Martin Bucer Brasil) em reunião em Mainz, Alemanha, em outubro de 2015. 2. Paraninfo da primeira turma de formandos do seminário. À esquerda, o Pr. Franklin Ferreira, diretor geral do Martin Bucer Brasil.

 COMUNHÃO REFORMADA BATISTA NO BRASIL (CRBB) Associação religiosa, sem fins lucrativos, organizada pela iniciativa de evangélicos brasileiros. A CRBB reúne indivíduos (homens e mulheres) que, mesmo em denominações diferentes, podem subscrever a Confissão de Fé Batista de 1689. Em 2003, Gilson Santos iniciou contatos com líderes batistas reformados no Brasil, expondo a ideia de uma associação; posteriormente, deu início a um grupo de discussão na internet com essa finalidade. Manteve ampla correspondência com lideranças batistas de língua inglesa e hispânica no primeiro semestre de 2004. O primeiro congresso da CRBB aconteceu em Petrolândia, sertão pernambucano, onde a instituição foi organizada em 10 de junho de 2004.

Gilson Santos: Congresso de Inaguração da CRBB em 2004

1. Dando as boas vindas e proferindo o sermão de abertura no I Congresso da CRBB em junho de 2004. 2. Presentes no Congresso em Petrolândia, PE. 3. Com pastores presentes ao congresso de organização da CRBB.

Gilson Santos: Congressos da CRBB

1-2. Presentes no II Congresso da CRBB em Conselheiro Lafaeite, MG,em julho de 2005. 3. Com pastores presentes ao II Congresso da CRBB. 4. Daniel Deeds traduzindo Robert Selph no III Congresso da CRBB em Volta Redonda, RJ, em 2006.

Desde a sua fundação, a CRBB tem procurado manter-se presente na internet a fim de prover material ao público, promover o acolhimento e apoio aos indivíduos de persuasão reformada batista de diferentes partes do país (e até de fora dele) e fomentar a interação entre eles. Para este último fim, especificamente, empenhou-se na realização de sete congressos, os quais contaram com a participação de membros fundadores bem como de outros que abraçaram a fé reformada, inclusive recentemente. A quantidade de público nos congressos variou entre as diferentes edições, embora sempre representativo de diferentes regiões do país. Gilson Santos presidiu a instituição nos primeiros anos; os três últimos congressos foram hospedados ou acolhidos pela Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP. No VII Congresso, em setembro de 2014, Gilson Santos entregou o sermão de abertura, e desde a assembleia de 05 de setembro de 2014 atua como um dos vogais do conselho.

Gilson Santos: Congressos da CRBB

1. Público presente no III Congresso da CRBB em Volta Redonda, RJ, em 2006. 2. Roberto Freire traduz Jim Domm no IV Congresso da CRBB em Caruaru, PE, em 2007. 3. Paulo Freire, Jim Domm e Roberto Freire. 4. Tiago Santos traduz Paulo Freire no IV Congresso da CRBB em Caruaru, PE, em 2007.

A CRBB foi sempre caracterizada por ideais elevados, motivos nobres e expectativas boas e sãs. Não obstante, dadas as distâncias geográficas em um país continental, as diversas ocupações de seus líderes, assim como as origens heterogêneas de seus membros – que, na maioria das vezes, estabeleceram seus primeiros contatos pela internet –, nem sempre se conseguiu dar faticidade a todos os seus ideais, motivos e expectativas. Não obstante, em todo o tempo, com menor ou maior praticidade, foi possível prestar um serviço aos evangélicos que, por vezes solitários e distantes, em diferentes e longínquas partes do país, abraçaram a fé reformada batista e entraram em contato com a organização. Pela graça de Deus, sempre houve alguém no contexto da comunhão que pôde oferecer seu acolhimento, seu apoio e suas orientações aos egressos.

Gilson Santos: Congressos da CRBB

1-2. Gilson Santos introduz Bobby Freire no V Congresso da CRBB, na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP, em 2009. 3. Preletor no VI Congresso da CRBB, na Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, em 2011. 4. Público presente no VI Congresso da CRBB. 5. Tiago Santos traduz Tom Ascol no VI Congresso da CRBB.

O número de associados da CRBB cresceu bastante. Entretanto, cresce também o sentimento de que o modelo da CRBB, tal qual aplicado ou intencionado para os primeiros anos, já não atende às aspirações e talvez às possibilidades atuais. Canais de discussão têm sido incentivados, a fim de se considerar os fundamentos identitários da CRBB para os próximos tempos.


O Diretor: Perfil · Atividades · Vínculos Anteriores · Publicações · Pesquisas Acadêmicas · Links

Anúncios