Teologia

bullet1  “Nuda Scriptura” e Suficiência das Escrituras “A proposta Nuda Scriptura tem constrangedoras implicações lógicas […] No fim das contas, parece-me, este modelo fechado rejeita a interdisciplinaridade, o que faz da Teologia uma impossibilidade.”

bullet1 A Vocação Missionária da Igreja e a Abordagem Cultural –  “Em sua vocação missionária, a Igreja não deveria, portanto, simplesmente absorver ou submeter-se a uma cultura assim como esta se apresenta, postando-se passivamente diante dela.”

bullet1_thumb[1] Erasmo, Lutero e o “Livre Arbítrio”“Detentores de enorme capacidade para o debate acadêmico, erudito, e partilhando de talento literário, ambos escreveram acerca do ‘livre arbítrio’, embora com uma diferença diametral”.

bullet1 “A peregrina cidade de Jerusalém”. Jerônimo, Agostinho e o Império – À época da Queda de Roma, como Jerônimo e Agostinho viam a relação entre a Igreja e o Império? Que implicações suas visões podem ter atualmente?

bullet1_thumb5 “Copérnico em Conversa com Deus” – Jan Matejko“O geocentrismo era doutrina assumida em bases religiosas, como se fora uma verdade divina. Portanto, Copérnico experimentou em sua trajetória pessoal os desafios no diálogo entre a fé e a ciência.”

bullet1 O Poder Público Municipal e as Igrejas ( 4 páginas) – “Tanto por seu lado político como por seu lado religioso, o axioma da dissociação entre o poder público e grupos religiosos tem toda razão de ser.”

bullet1 “Teologia Concisa”, de Dr. J. I. Packer –  Este breve livro de Dr. Packer serve imensamente para um estudo propedêutico da Doutrina Cristã.

bullet1 Três Pilares no Conceito Secular de Cultura – Uma breve apresentação das ideias de totalidade, naturalidade e neutralidade, e os desafios que se impõem à perspectiva cristã.

bullet1 Do Salmo 5 ao “Atos 2”; Uma Panorâmica sobre Salmos e Hinos na Música Evangélica no Brasil ( 24 páginas) – Artigo que publicamos em 2006 com um breve histórico da música evangélica no Brasil.

bullet1  Distintivos Doutrinais da Confissão de Fé Batista de 1689 ( 3 páginas) – Quadro que publicamos em 2007, traduzindo e adaptando um material produzido originalmente em inglês por Gregory G. Nichols.

bullet1 John L. Dagg (1794-1884); Pastor, Teólogo, Filantropo e Educador Batista ( 8 páginas)

bullet1 A Confissão de Fé Batista de Filadélfia ( 14 páginas) – Um resumo histórico sobre esta documento confessional batista.

bullet1 George Müller (1805-1898); Inteira Dependência e Fé na Provisão de um Deus Gracioso e Soberano ( 16 páginas) – Um breve esboço biográfico.

bullet1 Jogando Dominó; Parábola de um Cristianismo Lúdico“Há toda uma atmosfera e fraseologia religiosa, mas no final apenas o entretenimento de um ‘cristianismo lúdico’.”

bullet1_thumb[1] Santo Antão e a Tentação do “Vil Metal” – Fra Angelico“Um céu azul, azul de brigadeiro, testemunha a superação do anacoreta a uma fraqueza por demais comum no Brasil”.

Citações

bullet1 Graça Comum – Michael HortonDeus deu dons a todas as pessoas, crentes e descrentes, e devemos tirar proveito desses dons numa grande variedade de chamados e carreiras terrenas.

bullet1 A variada esfera do saber e do conhecimento secular – João Calvino“Se consideramos o Espírito de Deus como fonte única da verdade, não rejeitaremos essa verdade nem a desprezaremos, onde quer que a encontremos…”

bullet1 A personalidade experimentada no Outro – Wolfhart Pannenberg“A personalidade está fundamentada na destinação do homem, a qual sempre excede sua realidade empírica. Ela sempre será experimentada no outro, no Tu…”

bullet1 Lealdade Patriótica e Cristianismo – Francis A. Schaeffer“Nossos jovens (do jardim da infância em diante), nossas pessoas mais idosas e nossos oficiais devem entender bem isto: Não há duas fidelidades iguais.”

bullet1 “Nacionalismo” Religioso – André Biéler“O nacionalismo tenta servir-se da religião, mas, longe está de tolerar a contradição da Igreja; esforça-se por todos os meios por fazer calar as vozes que se lhe opõem e em fechar a boca aos pregadores insubmissos.”

bullet1 O Estado não é um fim em si mesmo – João Calvino“Pois é afrontoso e irrazoável que ao rebaixar a excelsitude de Deus prevaleça a eminência destes, eminência que, uma vez que depende daquela, portanto, para com ela nos deve conduzir.”

bullet1 O Conceito de Jonathan Edwards sobre as Afeições – “Analisando a constituição do homem, Edwards o vê como um ser integrado, não adotando uma perspectiva dividida.”

bullet1_thumb5_thumb “Preferimos a caçada ao momento da morte da presa” – Blaise Pascal“Sinto que a única causa da infelicidade humana é que o homem não consegue permanecer quieto em seu próprio quarto.”

bullet1_thumb3 O Justo e a Justiça Política – Rui Barbosa “Não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados.”

bullet1_thumb3 “Por uma vida cristã comum” – Michael Horton – “Se os grandes momentos de nossa vida cristã são produzidos pelos grandes movimentos no mundo evangélico, a igreja local ordinária parecerá bastante irrelevante.”

bullet1 “Busca-o acima de nós” – Santo Agostinho“Interroguei o céu, o Sol, a Lua, as estrelas e disseram-me: ‘Nós também não somos o Deus que procuras’.”

(Nota: Alguns textos anteriormente publicados nesta seção foram removidos, pois foram publicados por terceiros e os direitos cedidos aos editores)

Anúncios