Temas Bíblicos
As Quatro Estações – Nicolas Poussin – “Clássico convite aos seres humanos a que considerem as estações da vida, e a identificarem-se realisticamente no fluxo terreal inexorável, que, na cosmovisão de Poussin, vai do paraíso ao juízo.”
Murillo e a Série de Pinturas Sobre “A Vida de Jacó” – “Composta por cinco pinturas de extraordinária qualidade, a série acompanha a vida do patriarca do Antigo Testamento registrada no livro de Gênesis.”
Jacó e Labão – Hendrick Terbrugghen – “Um mesmo episódio está em foco, e o tio e o sobrinho são retratados de forma diferente em cada uma das telas”.
“Vitória, Senhor!” – John Everett Millais – “Esta obra de 1871 representou um importante ponto de giro na carreira de Millais. A pintura ilustra uma passagem do Livro de Êxodo”.
O Suicídio de Saul – Bruegel – “Uma primeira tentativa de Bruegel de conciliar paisagem e pintura de figuras.”
O Anjo Aparece a Gideão – Gerbrand van den Eeckhout – A obra tem sido também identificada como “O Anjo Aparece a Araúna”, personagem que no primeiro livro de Crônicas é referido como Ornã.
O Vale da Sombra da Morte – George Inness – “’O Vale da Sombra da Morte’ integra uma série de três pinturas intitulada Uma Visão da Fé.”
A Filha de Sião – Jean-François Portaels – “A mulher desfalecente e descalça à beira do caminho, com suas vestes escuras e com o aspecto melancólico de alguém que foi abandonado e esquecido.”
O Banquete de Belsazar – John Martin – O mais celebrado trabalho artístico de Martin, que tornou renomado o pintor romântico inglês.
A Natividade – Galeria Nacional da Escócia – “Quatro obras, expostas na Galeria Nacional da Escócia, cujo tema é a Natividade de Jesus Cristo (…) Anjos, pastores e magos ladeiam a ‘Sagrada Família’.”
“Descanso na Fuga para o Egito” – Joachim Patinir – “Este fenômeno passou a ser tão amplamente diversificado e gritante, com inumeráveis acréscimos, que hoje torna-se difícil, a quem desconhece o texto bíblico, saber exatamente qual o relato do Novo Testamento para o Natal de Cristo.”
“Cena do Massacre dos Inocentes” – Léon Cogniet – “O perigo inexoravelmente mais próximo. Há ainda uma comoção ética diante do iminente assassinato do bebê que tem os olhos postos no espectador.”
Três Parábolas de Cristo – Barent Fabritius – “A série de grandes pinturas representando Parábolas do Novo Testamento foi completada por Barent Fabritius (possivelmente com assistentes) em 1661 e instalada nesse ano em nova galeria na Igreja Luterana.”
A Parábola do Homem Rico – Rembrandt – “Considerado uma cena de gênero com um cambista, mais tarde tornou-se uma alegoria da Avareza, interpretação mais correta”.
Paulo Diante do Procônsul Sérgio Paulo – Rafael – “Na base do trono (…) uma inscrição em Latim, na qual se lê que ‘Sérgio Paulo, procônsul da Ásia, abraça a fé cristã mediante a pregação de Saulo’.”