Miscelânea

bullet1 Matizes Paranaenses“Novamente, pude entrar em contato com alguns matizes que caracterizam o vasto e rico caleidoscópio da região Sul. Destaco três.”

bullet1 Martin Bucer, o Reformador Alsaciano“Esse líder protestante do século dezesseis, grandemente ignorado nos dias de hoje, […] de quem luteranos, anglicanos, reformados e igrejas livres reverenciam a memória.”

bullet1 Entre desculpas, retratações e pedidos de perdão“Pois neste caso há uma consciência clara de que não se tem uma desculpa para apresentar, e ainda que houvesse algo próximo disso, já não seria desejável.”

bullet1 A cerimônia de formatura do professor “Participar de uma formatura, como professor de uma classe jovem, conduz você a perceber que também está em algum tipo de fluxo.”

bullet1_thumb[1] Lar: Centro de Significado e Fundamento da Identidade“A associação entre a existência e a identidade pessoal está amarrada ao senso de lugar e à sua constituição.”

bullet1 Amigos que vêm e que se vão“Fazemos amizades, adquirimos colegas, e, em todo tempo a nossa vida vai assumindo novos desenhos em função da sua presença ou ausência.”

bullet1 “Criança”, leia!“Não se tira um livro da mão de uma criança. Se for necessário, negocia-se uma troca, uma substituição.”

bullet1 Silêncio, por favor! “A sociedade contemporânea se especializa em três coisas: velocidade, multidões e ruídos.”

bullet1 “Filosofia não enche a barriga de ninguém!” – Texto utilizado para introduzir debate em classe de adolescentes e jovens, alunos de Filosofia.

bullet1 Antígona: Entre a Ética e a Lei“Assim, a Ética e a Lei podem não coincidir necessariamente. Algumas vezes, ser decente exigirá romper com a lei.”

bullet1 Jogando Dominó; Parábola de um Cristianismo Lúdico“Há toda uma atmosfera e fraseologia religiosa, mas no final apenas o entretenimento de um ‘cristianismo lúdico’.”

bullet1 Três Pilares no Conceito Secular de Cultura – Uma breve apresentação das ideias de totalidade, naturalidade e neutralidade, e os desafios que se impõem à perspectiva cristã.

bullet1_thumb[1] O Poder Público Municipal e as Igrejas ( 4 páginas) – “Tanto por seu lado político como por seu lado religioso, o axioma da dissociação entre o poder público e grupos religiosos tem toda razão de ser.”

bullet1_thumb[1] Edimburgo, Knox e a Reforma“O clima frio torna ainda mais pitoresca a cidade velha (Old Town), que preserva sua fisionomia medieval e muito dos edifícios notáveis da Reforma Protestante.”

bullet1 Parque Nacional dos Campos Gerais: Duas Cachoeiras – A Furna do Buraco do Padre e o Cannyon e Cachoeira do Rio São Jorge, dois atrativos naturais em Ponta Grossa, estado do Paraná, Sul do Brasil.

bullet1 A Espada de Dâmocles“Quando se inveja o posto, ou o cargo… ou a vida de alguém, geralmente vê-se apenas a parte que se deseja ver.”

bullet1 Da lima-da-Pérsia ao “Meu pé de Laranja Lima”“Limas, livros e boas amizades. Num tempo de reveses, é sempre bom ter algo que torne a vida mais doce.”

bullet1 A conta e o tempo: O que se pode fazer em um mês?“Um mês. Trinta dias. Quatro semanas e dois dias. Setecentas e vinte horas. Quarenta e três mil e duzentos minutos. Uma quantidade fabulosa de segundos…”

Citações

bullet1 O Estado não é um fim em si mesmo – João Calvino“Pois é afrontoso e irrazoável que ao rebaixar a excelsitude de Deus prevaleça a eminência destes, eminência que, uma vez que depende daquela, portanto, para com ela nos deve conduzir.”

bullet1 A Ruína da Justiça – Rui Barbosa“E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça.”

bullet1_thumb3_thumb[1] O Justo e a Justiça Política – Rui Barbosa “Não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados.”

bullet1_thumb[1] O Estado como autoridade delegada, não autônoma – Francis A. Schaeffer“A linha limite é que há um certo ponto em que não existe apenas o direito, mas também o dever, de desobedecer ao Estado.”

bullet1_thumb1_thumb O poder tem limite! – Diderot“O homem não pode nem deve dar-se inteiramente e sem reserva a um outro homem, já que tem um mestre superior que está acima de tudo, a quem pertence inteira e exclusivamente.”

bullet1 O Culto da Personalidade – Albert Einstein“É um sinal encorajador em nossa época (…) que transforme homens em heróis, quando as finalidades de tais heróis se manifestam exclusivamente no domínio intelectual e moral.”

bullet1_thumb[3]_thumb Lealdade Patriótica e Cristianismo – Francis A. Schaeffer“Nossos jovens (do jardim da infância em diante), nossas pessoas mais idosas e nossos oficiais devem entender bem isto: Não há duas fidelidades iguais.”

bullet1_thumb[1] O “Nacionalismo” Religioso – André Biéler“O nacionalismo tenta servir-se da religião, mas, longe está de tolerar a contradição da Igreja; esforça-se por todos os meios por fazer calar as vozes que se lhe opõem e em fechar a boca aos pregadores insubmissos.”

bullet1 “É bom ser simples, mas não relaxados” – Sêneca – “Outro gênero de inqueitação, nada desprezível, é aquele que procede da preocupação de aparentar o que não somos.”

bullet1 O Índio e a Escrita “Por isso, quando a gente escreve, a gente já pode se ausentar.”

bullet1 O Extraordinário Prazer do Comum – Ludwig Tieck “Estamos muitas vezes a ponto de pisar na maravilhosa utopia mas acabamos olhando por cima dela com nosso telescópio”.