História

bullet1 “A peregrina cidade de Jerusalém”. Jerônimo, Agostinho e o Império.“Na Cidade de Deus encontra-se a afirmação de que nenhuma cidade terrestre pode se comparar com a Jerusalém Celestial, a cidade de Deus.”

bullet1_thumb5 “Copérnico em Conversa com Deus” – Jan Matejko“O geocentrismo era doutrina assumida em bases religiosas, como se fora uma verdade divina. Portanto, Copérnico experimentou em sua trajetória pessoal os desafios no diálogo entre a fé e a ciência.”

bullet1 Filme: Jezebel (William Wyler) – Trata-se de um drama ambientado na cidade de Nova Orleans, na década de 1850, no período anterior à Guerra Civil Americana (Antebellum).

bullet1 Filme: “Santo Agostinho”, de Roberto Rossellini – Uma cinebiografia de um dos grandes nomes do Cristianismo e um dos célebres filósofos da Humanidade.

bullet1 O Iluminismo; Uma breve análise baseada em Paul Hazard“O Iluminismo expressava uma autoconsciência específica que brota da fé no poder do intelecto”.

bullet1 Como surgiu a “Idade Média”“Obviamente, não foram os homens da Idade Média que a rotularam desta maneira.”

bullet1 Martin Bucer, o Reformador Alsaciano“Esse líder protestante do século dezesseis, grandemente ignorado nos dias de hoje, […] de quem luteranos, anglicanos, reformados e igrejas livres reverenciam a memória.”

bullet1  Os últimos dias de Cabral –  “Suas atitudes desastradas na Índia e o sacrifício da nau carregada de riquezas, na costa africana, renderiam a Cabral verdadeiro ostracismo. Morreu em Santarém, em 1520, sem ter jamais comandado outra frota.”

bullet1 Amazing Grace! William Wilberforce e o movimento abolicionista – O filme Amazing Grace, cujo título em português é Jornada pela Liberdade, narra a vida e a luta de Wilberforce pela abolição da escravatura.

Citações

bullet1 “A História é a majestosa Torre da Experiência” – H. W. Van Loon – “Desde então, sempre que se me ofereceu oportunidade, fui ao cimo da torre e sempre encontrei nessa ascensão um vivo prazer.”

bullet1 Mais informação, menos memória – Umberto Eco“A abundância de informação irrelevante, a dificuldade em selecioná-la e a perda de memória do passado.”

bullet1 A Independência e os Interesses Regionais – Celso Furtado“Os interesses regionais constituíam uma realidade muito mais palpável que a unidade nacional”.

bullet1 Os últimos dias de D. Pedro I“Física e espiritualmente um homem de dois mundos – europeu e americano, absolutista e liberal…”.

bullet1 O preconceito para com a sensibilidade do passado – T. S. Eliot“A sensibilidade de qualquer época do passado dá sempre a impressão de que provavelmente é mais limitada do que a nossa”.

bullet1 15 de novembro: a solução militarista – Emília Viotti da Costa“Na História da República não há apenas uma Questão Militar. Há várias questões militares que se iniciam nos fins do Império…”

Outros

bullet1 A Hagiografia e Santo Agostinho na Pintura“Um personagem que se descola da história e ganha o status de representante e ícone de um determinado tipo de expressão religiosa. Ganha-se um mito e perde-se o homem!”

bullet1 “Esta é, por certo, a terra que buscais” – Luís de Camões“Pintura de José Malhoa (1855-1933), representando o piloto árabe, embarcado em Melinde, apontando a Índia a Vasco da Gama.”

bullet1 “Agora a Inês é Morta!” – Tragédia à portuguesa – O “Episódio de Inês de Castro” é um dos momentos mais marcantes nos Lusíadas de Luís Camões.

bullet1 Abraham Lincoln (1809-1865)“Força de vontade e grande senso prático, revelados na forma como se expressava em seus discursos e pensamentos, que, não raramente, também refletiam um inteligente senso de humor.”

Anúncios