História
“A peregrina cidade de Jerusalém”. Jerônimo, Agostinho e o Império. – “Na Cidade de Deus encontra-se a afirmação de que nenhuma cidade terrestre pode se comparar com a Jerusalém Celestial, a cidade de Deus.”
Patrício da Irlanda e a Defesa de Missões; Uma Proposta para um Mundo em Colapso (PDF 15 páginas) – Texto escrito e publicado por Gilson Santos em 2006, que serviu de base também para alguns de seus módulos em História da Igreja. O texto trabalha uma panorâmica do cristianismo e o império romano nas Ilhas Britânicas; faz uma breve apresentação biográfica de Patrício da Irlanda; propõe uma Defesa de Missões como uma Proposta para um Mundo em Colapso; apresenta a Irlanda desde “campo missionário” a “celeiro missionário”; e conclui com a Renascença Carolíngia.
Uma fortaleza inabalável – Mateus Websky – “Então quando ouvimos a canção devemos imaginar uma fortaleza inabalável, apta a nos refugiar nos dias mais sombrios de batalha neste mundo. Não estamos falando de palácios enfeitados.”
“Copérnico em Conversa com Deus” – Jan Matejko – “O geocentrismo era doutrina assumida em bases religiosas, como se fora uma verdade divina. Portanto, Copérnico experimentou em sua trajetória pessoal os desafios no diálogo entre a fé e a ciência.”
Filme: Jezebel (William Wyler) – Trata-se de um drama ambientado na cidade de Nova Orleans, na década de 1850, no período anterior à Guerra Civil Americana (Antebellum).
Filme: “Santo Agostinho”, de Roberto Rossellini – Uma cinebiografia de um dos grandes nomes do Cristianismo e um dos célebres filósofos da Humanidade.
O Iluminismo; Uma breve análise baseada em Paul Hazard – “O Iluminismo expressava uma autoconsciência específica que brota da fé no poder do intelecto”.
Como surgiu a “Idade Média” – “Obviamente, não foram os homens da Idade Média que a rotularam desta maneira.”
Martin Bucer, o Reformador Alsaciano – “Esse líder protestante do século dezesseis, grandemente ignorado nos dias de hoje, […] de quem luteranos, anglicanos, reformados e igrejas livres reverenciam a memória.”
Os últimos dias de Cabral – “Suas atitudes desastradas na Índia e o sacrifício da nau carregada de riquezas, na costa africana, renderiam a Cabral verdadeiro ostracismo. Morreu em Santarém, em 1520, sem ter jamais comandado outra frota.”
Amazing Grace! William Wilberforce e o movimento abolicionista – O filme Amazing Grace, cujo título em português é Jornada pela Liberdade, narra a vida e a luta de Wilberforce pela abolição da escravatura.
Citações
“A História é a majestosa Torre da Experiência” – H. W. Van Loon – “Desde então, sempre que se me ofereceu oportunidade, fui ao cimo da torre e sempre encontrei nessa ascensão um vivo prazer.”
Mais informação, menos memória – Umberto Eco – “A abundância de informação irrelevante, a dificuldade em selecioná-la e a perda de memória do passado.”
A Independência e os Interesses Regionais – Celso Furtado – “Os interesses regionais constituíam uma realidade muito mais palpável que a unidade nacional”.
Os últimos dias de D. Pedro I – “Física e espiritualmente um homem de dois mundos – europeu e americano, absolutista e liberal…”.
O preconceito para com a sensibilidade do passado – T. S. Eliot – “A sensibilidade de qualquer época do passado dá sempre a impressão de que provavelmente é mais limitada do que a nossa”.
15 de novembro: a solução militarista – Emília Viotti da Costa – “Na História da República não há apenas uma Questão Militar. Há várias questões militares que se iniciam nos fins do Império…”
Outros
A Hagiografia e Santo Agostinho na Pintura – “Um personagem que se descola da história e ganha o status de representante e ícone de um determinado tipo de expressão religiosa. Ganha-se um mito e perde-se o homem!”
“Esta é, por certo, a terra que buscais” – Luís de Camões – “Pintura de José Malhoa (1855-1933), representando o piloto árabe, embarcado em Melinde, apontando a Índia a Vasco da Gama.”
“Agora a Inês é Morta!” – Tragédia à portuguesa – O “Episódio de Inês de Castro” é um dos momentos mais marcantes nos Lusíadas de Luís Camões.
Abraham Lincoln (1809-1865) – “Força de vontade e grande senso prático, revelados na forma como se expressava em seus discursos e pensamentos, que, não raramente, também refletiam um inteligente senso de humor.”