Telas Específicas

bullet1 Santo Antão e a Tentação do “Vil Metal” – Fra Angelico“Um céu azul, azul de brigadeiro, testemunha a superação do anacoreta a uma fraqueza por demais comum no Brasil”.

bullet1 “Vitória, Jano, Chronos e Gaia” – Giulio Romano“Fiquei pensando nos sentimentos deste fim de ano […]. Logo me veio à mente o exemplar maneirista de Giulio Romano, no qual estão retratados quatro personagens mitológicos.”

bullet1_thumb12 A Partida de Xadrez – Sofonisba Anguissola“Sobre esta tela Vasari escreve que as figuras ‘parecem verdadeiramente vivas e que não lhes falta outra coisa, senão a palavra’.”

bullet1 A Batalha entre o Carnaval e a Quaresma – Bruegel – “Na base reside um dilema antigo… Como situar-se entre o hedonismo e o ascetismo, numa perspectiva integrada e não dualista?”

bullet1_thumb13 Santo Agostinho – Caravaggio“Em junho de 2011 esta obra de Caravaggio foi redescoberta em uma coleção particular na Inglaterra”.

bullet1_thumb14 Rembrandt em seu autorretrato (1659)“Os autorretratos formam uma biografia única e íntima na qual o artista se retrata (…) com uma sinceridade extremada”.

bullet1_thumb1111[1] Vista de Delft – Jan Vermeer – Um dos quadros mais conhecidos da história da pintura, Vista de Delft foi chamado “o primeiro quadro impressionista da pintura européia”.

bullet1_thumb A Lição com o Planetário – Joseph Wright “A luz cumpre um papel dramático (…). A função pretendida é que ela seja como uma metáfora para a luz do conhecimento que o grupo recebe”.

bullet1 Menina Lendo – Jean-Baptiste-Camille Corot “Assentada em plano alto, a jovem, em sensível constraste com as colinas ao fundo, agiganta-se na perspectiva do cenário, porém enquadrada de costas para o rebanho que lhe cabe vigiar e apascentar”.

bullet1_thumb15 “As Respigadoras” – Jean-François Millet“Nesta pintura Millet ilustra um direito concedido aos camponeses: recolher as espigas que restaram da colheita”.

bullet1_thumb5_thumb “Copérnico em Conversa com Deus” – Jan Matejko“O geocentrismo era doutrina assumida em bases religiosas, como se fora uma verdade divina. Portanto, Copérnico experimentou em sua trajetória pessoal os desafios no diálogo entre a fé e a ciência.”

bullet1 A Leitura Proibida – Karel Ooms “A obra retrata o exato momento em que eles ouvem alguém batendo à porta. Estão arriscando tudo por causa de sua devoção clandestina e por seu exame pessoal da Bíblia.”

bullet1_thumb111[1] Flores de Amendoeira – Van Gogh“O ramo da amendoeira, que foi identificado por sua inflorescência, era um símbolo de esperança, de vida nova, de novos frutos. De um novo tempo que se aproximava.”

bullet1 “Paysannes au travail” – Georges Seurat“Seurat encontrou seus temas nos subúrbios de Paris, que em 1880 eram zonas de conflito entre o avanço da industrialização e o deslocamento da vida rural”.

bullet1_thumb11111111 Um Amanhecer sem Esperança – Frank Bramley“A mulher ajoelhada, confortada por sua sogra, cai em desalento diante do desaparecimento de seu marido no mar”.

bullet1_thumb8 “Esta é, por certo, a terra que buscais” – Luís de Camões“Pintura de José Malhoa (1855-1933), representando o piloto árabe, embarcado em Melinde, apontando a Índia a Vasco da Gama”.

bullet1_thumb9 Tiradentes Esquartejado – Pedro Américo “Este quadro é bem forte, e expressa com bastante clareza o marcante nacionalismo do romantismo brasileiro”.

bullet1_thumb11[1] Inundação da Várzea do Carmo – Benedito Calixto“O rio, um motivo cotidiano, frequentemente representado em pequenos suportes, aqui adquira a importância de personagem histórico do diálogo com a cidade”.

Anúncios