Pular para o conteúdo

A Parábola da Grande Ceia

Parable of the Great Supper, 19th century, English School, Wood Engraving, Private Collection. Illustration for The Churchman's Family bible The New Testament with Commentary Illustrated

Parable of the Great Supper, 19th century, English School, Wood Engraving, Private Collection. Illustration for The Churchman’s Family bible The New Testament with Commentary Illustrated, Society for Promoting Christian Knowledge (CSPK), 1883.

E, ouvindo isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no Reino de Deus! Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia.

(Citação bíblica: Lucas 14.15-24, tradução Revista e Atualizada no Brasil da SBB)