Skip to content
Anúncios

Hemã nas “Profundezas Abissais” – C. H. Spurgeon

“Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte. Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força, atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras; são desamparados de tuas mãos. Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos”.

(Citação bíblica: Salmo 88.3-6, tradução Revista e Atualizada no Brasil da SBB)

Charles Haddon Spurgeon (1834-1892)“Como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras”.  Ele sentiu-se como se houvesse sido totalmente esquecido, como aqueles cujas carcaças são deixadas para apodrecer no campo de batalha. Tal como quando um soldado, mortalmente ferido, sangra despercebido em meio a pilhas de mortos, e assim permanece até seu último gemido, sem receber piedade e socorro, assim a alma de Hemã o fez suspirar na mais solitária tristeza, sentindo como se o próprio Deus houvesse esquecido completamente dele. Quão baixo os espíritos de homens bons e valentes, por vezes, irão afundar! Sob a influência de certos distúrbios tudo vai se revestir de um aspecto sombrio, e o coração vai mergulhar nas mais abissais profundezas da miséria. Está tudo muito bem para aqueles que estão com a saúde robusta e cheios de espírito culparem aqueles cujas vidas são doentias ou cobertas com o tom pálido da melancolia. Porém, este mal é tão real como uma ferida aberta, e ainda o mais difícil de suportar, porque ele jaz imensamente na região da alma, a ponto de, para os inexperientes, parecer um mero caso de fantasia e imaginação doentia. Leitor, nunca ridicularize o nervoso e o hipocondríaco. A dor deles é real. Embora muito do mal esteja na imaginação, ele não é imaginário.

(SPURGEON, Charles Haddon [1834-1892], em uma obra publicada originalmente em 1869. The Treasure of David. 3 Vols. Newark, Del.: Cornerstone, 1869, 2:132. Comentário ao Salmo 88.5. Tradução da citação: Gilson Santos. Texto completo do Tesouro de Davi, em inglês, online aqui. Em tempos remotos, um tipo de depressão era chamado de “melancolia”, inclusive na tradição reformada e puritana. A abordagem de Spurgeon para o problema encontra-se alinhada nesta tradição, como ele podia encontrar em obras como as de Richard Baxter [1615-1691] e tantos outros. O próprio Spurgeon experimentou episódios desse problema).

Anúncios