Skip to content
Anúncios

Edimburgo, Knox e a Reforma

Edinburgh Castle, Scotland

A capital escocesa por vários séculos, e um dos principais centros intelectuais no Iluminismo e Revolução Industrial, Edimburgo é sede do parlamento escocês desde 1999. É uma das cidades mais prósperas do Reino Unido. A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo, construído sobre uma rocha de origem vulcânica. No belíssimo e bem conservado castelo encontra-se a Capela de Santa Margarida, a construção mais antiga da cidade. Há nele uma exposição, “As Honras da Escócia”, da qual constam as reluzentes joias da coroa escocesa e a histórica Pedra do Destino. Nas dependências do Castelo não se pode deixar de visitar o Museu Nacional da Guerra, o Museu Regimental dos Royal Scotts, o Palácio Real e o fabuloso Memorial Nacional Escocês da Guerra… Entre diversas outras curiosidades encontram-se a prisão militar, as exposições das prisões de guerra e o Mons Meg, poderoso canhão de cerco do século XV.

“Outono em Edimburgo”

“Autumn in Edinburgh”. Panoramic View from Edinburgh Castle, Scotland

“Autumn in Edinburgh”. Panoramic View from Edinburgh Castle, Scotland

“Autumn in Edinburgh”. Panoramic View from Edinburgh Castle, Scotland

“Autumn in Edinburgh”. Panoramic View from Edinburgh Castle, Scotland. Photos: Gilson Santos.

Do castelo a rua principal desliza até em baixo lado a lado com a colina. O clima frio torna ainda mais pitoresca a cidade velha (Old Town), que preserva sua fisionomia medieval e muito dos edifícios notáveis da Reforma Protestante. Na Royal Mile – nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha – encontra-se, por exemplo, a Catedral de St. Giles, também conhecida como a High Kirk de Edimburgo, a Igreja Matriz do presbiterianismo. Nesta se encontra a Capela da Ordem do Cardo, a mais antiga e venerável Ordem de Cavalaria associada à Escócia, cujos cavaleiros são liderados pela rainha.

Como um dos centros mais importantes do cristianismo celta, havia em Edimburgo uma igreja paroquial desde o ano 854. Esta estava ligada a Lindisfarne (“Santa Ilha”), para onde os monges de Columba trouxeram pela primeira vez o Evangelho de Iona ainda no século VII. No século XII a Igreja dedicada a St. Giles foi construída no local atual. A reputação de Giles se espalhou da França e da Inglaterra e chegou à Escócia, em parte como resultado das Cruzadas. Em 1385 a igreja foi queimada e o tabalho de reconstrução perdurou quase sem interrupção até o início do século XVI.

Saint Giles Cathedral, Edinburgh, Scotland

St. Giles’ Cathedral , Edinburgh, Scotland. Photo: Gilson Santos

Saint Giles Cathedral, Edinburgh

Saint Giles Cathedral, Edinburgh

St. Giles’ Cathedral represents centuries of Scottish history. It is an imposing Gothic building with many historic memorials and monuments.

Após a Reforma, John Knox (1514-1572) tornou-se o primeiro ministro de St. Giles, e ali serviu entre 1560 a 1572. William Maitland de Lethington, secretário da Rainha Mary da Escócia (1542-1587, também conhecida como Maria Stuart), suspirou:  “Argumentar com Knox é como um aperitivo do dia do Juízo Final. Nós vemos perfeitamente que nossos recursos de nada valerão diante de Deus”.(1)

Statue of John Knox, detail, 1904, James Pittendrigh MacGillivray

Statue of John Knox, detail, 1904, James Pittendrigh MacGillivray (Scottish Sculptor, 1856-1938), Sculpture, St. Giles’ Cathedral, Edinburgh, Scotland, UK

Na Royal Mile em Edimburgo também se encontra a “Casa de John Knox”, tradicionalmente associada aos últimos dias de vida do reformador.

John Knox's House, Edinburgh, c. 1861, Louise Rayner

John Knox’s House, Edinburgh, c. 1861, Louise Rayner (British watercolor artist, 1832-1924), Watercolour and bodycolour, 32 x 46.5 cm, Private Collection

John Knox's House, 2014, Royal Mille, Edinburgh, Scotland. Photo: Gilson Santos

John Knox’s House, 2014, Royal Mille, Edinburgh, Scotland. Photo: Gilson Santos

O filósofo David Hume (1711-1776) e o economista Adam Smith (1723-1790) viveram em Edimburgo. Esta foi declarada a primeira Cidade de Literatura pela UNESCO; muitos escritores de renome nasceram ou viveram nela, tais como Walter Scott (1771-1832), Robert Louis Stevenson (1850-1894) e Conan Doyle (1859-1930 ).

Statue of Adam Smith, 2008, Alexander Stoddart, Bronze Sculpture, in front of St. Giles' Cathedral on the Royal Mile, Old Town, Edinburgh, Scotland, UK. Photo: Gilson Santos.

Statue of Adam Smith, 2008, Alexander Stoddart, Bronze Sculpture, in front of St. Giles’ Cathedral on the Royal Mile, Old Town, Edinburgh, Scotland, UK. Photo: Gilson Santos.

A antiga e famosa Universidade de Edimburgo teve um papel importante na reputação da cidade como centro intelectual durante o “Século das Luzes”, e ajudou a dar-lhe o apelido de Atenas do Norte. Entre os alunos da universidade encontram-se alguns dos principais personagens da história moderna, incluindo o físico James Clerk Maxwell, o naturalista Charles Darwin, o filósofo David Hume, o matemático Thomas Bayes, o cirurgião Joseph Lister, os signatários da declaração de independência americana John Witherspoon e Benjamin Rush e o inventor Alexander Graham Bell. Entre muitos outros notáveis nomes associados à universidade incluem-se vinte ganhadores do Prêmio Nobel, um vencedor do Prêmio Pulitzer e três primeiros-ministros do Reino Unido.

________________

(1) William Maitland de Lethington citado por WHITLEY, Elizabeth. In: Plain Mr. Knox, Richmond, VA: John Knox Press, 1960, p. 87. E-book aqui.

Anúncios