Skip to content
Anúncios

As pedras grandes, primeiro!

The Stone Breakers (Les Casseurs de pierres / Die Steinklopfer), 1849-50

The Stone Breakers (Les Casseurs de pierres / Die Steinklopfer), 1849-50, Gustave Courbet (French Realist Painter, 1819-1877), Oil on canvas, 165 × 257 cm, New Masters Gallery, Dresden. More information about this painting here.

Um professor de Ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então, perguntou à classe: “Está cheio?” Unanimemente responderam: “Sim!”

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos: “E agora, está cheio?” Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: “Sim!”

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos. E pela terceira vez o professor perguntou: “Então, está cheio?” Agora a maioria dos alunos estava precavida, mas ainda assim alguns responderam “sim!”

O professor então mandou buscar um jarro de água e derramou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

— Qual o objetivo desta demonstração?

Um aluno levantou a mão e respondeu: “Não importa quanto a ‘agenda da vida’ de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá ‘espremer’ dentro mais coisas!”

“Não”, respondeu o professor. “O ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as realidades importantes de sua vida. Quais são elas? Deus? Família? Amigos? Crescimento pessoal?  Saiba, então, que se você preencher a sua vida com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, a areia e a água, nunca terá tempo para as coisas importantes.”

Quando estiver incomodado com a falta de tempo para fazer as suas coisas, lembre-se: As pedras grandes, primeiro!

Anúncios