Pular para o conteúdo
Anúncios

Leitura: O que o público lê? – T. S. Eliot

Young Man Reading, detail, 1933, Robert Ingersoll Aitken

Young Man Reading, detail, 1933, Robert Ingersoll Aitken (American sculptor, 1878-1949), Sculpture: bronze; Base: Minnesota granite, Samuel Gompers Memorial, Mount Vernon Square, Washington, DC. “The seated male on the proper left symbolizes the overthrow of industrial exploitation by Education…”. Here.

No meio de tantas obras impressas, não é possível que os trabalhos mais profundos e originais chamem a atenção de um vasto público ou mesmo de um apreciável número de leitores qualificados para os apreciar. As ideias que lisonjeiem uma tendência corrente ou uma atitude emotiva terão sempre mais popularidade e assim algumas outras serão deturpadas para se adaptarem àquilo que já é aceite. O resíduo que fica no espírito público dificilmente será uma destilação do melhor e mais sábio — é mais provável que represente os preconceitos comuns da maioria dos críticos e jornalistas.

(Thomas Stearns Eliot, 1888-1965, poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-norte-americano. Prêmio Nobel de Literatura de 1948. In: Notas para a Definição de Cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988, 153p.)

Anúncios