Skip to content
Anúncios

Sinais de uma nação em ruínas

Prophet Micah (Prophet Micheas / Profeta Miqueias), 1432, Jan van Eyck (Netherlandish Northern Renaissance Painter, ca.1395-1441), oil on panel, The Ghent Altarpiece: Prophet Micheas; Mary of the Annunciation, 164.8 x 73 cm, Saint Bavo Cathedral

Prophet Micah (Prophet Micheas / Profeta Miqueias), 1432, Jan van Eyck (Netherlandish Northern Renaissance Painter, ca.1395-1441), oil on panel, The Ghent Altarpiece: Prophet Micheas; Mary of the Annunciation, 164.8 x 73 cm, Saint Bavo Cathedral (Sint-Baafskathedraal), Ghent, Belgium. Large size here.

Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniquidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos. Se cobiçam campos, os arrebatam; se casas, as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.

Os que aborreceis o bem e amais o mal; e deles arrancais a pele e a carne de cima dos seus ossos; que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne no meio do caldeirão?

Ouvi, agora, isto, vós, cabeças […], e vós, chefes […], que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito, e edificais […] com sangue e […] com perversidade. Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. A voz do SENHOR clama à cidade (e é verdadeira sabedoria temer-lhe o nome): Ouvi, ó tribos, aquele que a cita. Ainda há, na casa do ímpio, os tesouros da impiedade e o detestável efa minguado? Poderei eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos? Porque os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca.

Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja. Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama. O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles.

Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito. Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.

(Citação Bíblica: Miqueias 2.1-2; 2.2-3, 9-12; 6.8-12;  7.1-5, tradução Revista e Atualizada da SBB)

Anúncios