Skip to content
Anúncios

O Prazer – Conselho de um Demônio Veterano ao seu Jovem Sobrinho

Adam and Eve (Adán y Eva / Sündenfall), detail, c. 1550, Titian

Adam and Eve (Adán y Eva / Sündenfall), detail, c. 1550, Titian (Italian High Renaissance Painter, ca.1485-1576), oil on canvas, 240 × 186 cm, Museo del Prado, Madrid, Spain

Nunca se esqueça de que quando estamos lidando com qualquer forma de prazer sadio e qualquer forma de satisfação normal, de certa forma estamos pisando no terreno do Inimigo. Eu sei que nós temos alcançado muitas almas através dos prazeres; mas não nos esqueçamos que todo prazer é invenção dEle! Ele criou todos os prazeres; toda nossa pesquisa através dos séculos não foi capaz de criar uma única forma de prazer. Tudo que podemos fazer é encorajar os seres humanos a tomar os prazeres que o Inimigo criou de formas ou intensidades que Ele mesmo tenha proibido.

(C. S. Lewis, 1898-1963, romancista, poeta, acadêmico, medievalista, crítico literário, ensaísta, teólogo, e apologeta cristão nascido na Irlanda, e que fez carreira em Oxford. Popularmente conhecido por suas obras “As Crônicas de Nárnia”. In: Cartas do Inferno; Completas [31 Cartas]. Título original: The Screwtape Letters. Excerto da Carta IX. Em uma versão, o remetente [Screwtape] e o destinatário [Wormwood] foram traduzidos respectivamente por Morcegão e Cupim. E-book aqui.)

Anúncios