Skip to content
Anúncios

“Busca-o acima de nós” – Santo Agostinho

The Astronomer (De Astronoom), detail, 1650-1655, Gerrit Dou

The Astronomer (De Astronoom), detail, 1650-1655, Gerrit Dou (Dutch Baroque Era Painter, 1613-1675), oil on panel, 27 x 29 cm, Stedelijk Museum De Lakenhal, Leiden, The Netherlands. The large panel here.

Quem é Deus?

Perguntei-o à terra e disse-me: “Eu não sou”. E tudo o que nela existe respondeu-me o mesmo. Interroguei o mar, os abismos e os répteis animados e vivos e responderam-me: “Não somos o teu Deus; busca-o acima de nós”. Perguntei aos ventos que sopram; e o ar, com os seus habitantes, respondeu-me: “Anaxímenes está enganado; eu não sou o teu Deus”. Interroguei o céu, o Sol, a Lua, as estrelas e disseram-me: “Nós também não somos o Deus que procuras”. Disse a todos os seres que me rodeiam as portas da carne: “Já que não sois o meu Deus, falai-me do meu Deus, dizei-me, ao menos, alguma coisa d’Ele”. E exclamaram com alarido: “Foi Ele quem nos criou”.

(Santo Agostinho. In: Confissões. Livro X, excerto do capítulo 6. Tradução de J. Oliveira Santos, S.J., e A. Ambrósio de Pina, S.J.. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996)

Anúncios