Skip to content
Anúncios

A Lição com o Planetário – Joseph Wright

A Philosopher giving that Lecture on the Orrery, 1776, Joseph Wright of Derby

A Philosopher giving that Lecture on the Orrery, 1776, Joseph Wright of Derby (English Romantic Painter, 1734-1797), Oil on canvas, 14,73 x 20,32 cm, Derby Museum & Art Gallery, Derby, England.

Obra-prima de Joseph Wright, e provavelmente o melhor exemplo do uso que ele fez do tenebrismo. Ciência e arte se conjugam nesta pintura. A tela retrata um cientista com um planetário demonstrando o funcionamento do sistema solar. Trata-se de uma forma bem primitiva de planetário (Orrery): Um sistema solar em miniatura, utilizando uma vela em seu centro para representar o sol e vários anéis que mostram o posicionamento e o movimento dos planetas conhecidos à época.

Além do palestrante (que tem ao seu lado uma estante de livros), sete outras pessoas, todas mais jovens que o cientista, analisam atentamente o dispositivo. Aqueles que ouvem as explanações do filósofo são pessoas comuns, de classe média, e nitidamente os seus rostos expressam surpresa e admiração com o que estão vendo e ouvindo.

Assim como nas pinturas tenebristas anteriores, em que os princípios do chiaroscuro eram levados a um ponto máximo, na tela do pintor britânico a luz cumpre um papel dramático. Observe como ela se projeta também sobre as pessoas; a função pretendida é que ela seja como uma metáfora para a luz do conhecimento que o grupo recebe, e também para a “Era do Iluminismo” em si mesma. Os conceitos de Copérnico e Galilei, aprofundados no mundo britânico por Isaac Newton (1643-1727), suscitavam o pasmo das pessoas comuns.

Anúncios