Skip to content

Oração para antes do trabalho – João Calvino

The Angelus (L'Angelus), from 1857 until 1859, Jean-François Millet

The Angelus (L’Angelus), from 1857 until 1859, Jean-François Millet (French Realist Painter, 1814-1875), oil on canvas, 55.5 × 66 cm (21.9 × 26 in), Musée d’Orsay, Paris, France. Large size here.

Nosso bom Deus, Pai e Salvador, uma vez que a Ti Te aprouve ordenar que trabalhemos para podermos atender à nossa pobreza, por Tua graça, de tal modo abençoa nosso trabalho que Tua bênção se estenda até nós, sem o que ninguém poderá prosperar no bem, e que tal favor nos sirva para testemunho de Tua bondade e assistência, por meio da qual reconheçamos o paternal cuidado que tens por nós. Ademais, Senhor, que Te apraza assistir-nos por Teu Santo Espírito, para que possamos exercer fielmente nosso dever e vocação sem qualquer dolo nem engano. Pelo contrário, que tenhamos antes o propósito de seguir Tua ordenança que satisfazer o desejo de enriquecer-nos; que se, não obstante, a Ti Te apraz prosperar nosso trabalho, que também nos dês a disposição de proporcionar assistência àqueles que estão na pobreza, segundo os recursos que nos houveres dado, retendo-nos em toda humildade, a fim de que não nos elevemos acima daqueles que não hajam recebido tal abundância de Tua generosidade. Ou, se nos queres tratar em maior pobreza e indigência do que desejaria nossa carne, que Te apraza conceder-nos a graça acrescentando fé em Tuas promessas, para fazer-nos seguros de que nos haverás de, por Tua bondade, prover-nos sempre o sustento, de sorte que não caiamos na descrença; antes, pelo contrário, esperemos pacientemente que nos acrescentes não somente de Tuas graças temporais, mas também de Tuas graças espirituais, para que tenhamos sempre mais amplo motivo e ocasião de render-Te graças e descansar inteiramente em Tua bondade somente. Ouve-nos, Pai de misericórdia, por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor.

[João Calvino, 1509—1564, “Oração para antes do trabalho”, 1562. Orações. OPERA CALVINI, tomo VI, p. 137. In: Biéler, André. O Pensamento Econômico e Social de Calvino. Trad. Luz, Waldyr Carvalho. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990, p. 513. Texto adaptado e atualizado no português por Gilson Santos.]