Skip to content

O Pastor Imperfeito – Zack Eswine

O Pastor Imperfeito, Zack EswineO Pastor Imperfeito é o segundo livro de Zack Eswine publicado em português. O primeiro foi A Depressão de Spurgeon (Fiel, 2015). O Senhor me conferiu a oportunidade honrosa de revisar e prefaciar a ambos. O Dr. Zachary W. Eswine foi por seis anos professor assistente de Homilética e diretor do programa de Doutorado no Covenant Theological Seminary, em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. Atualmente, ele conduz o ministério pastoral em uma igreja na mesma cidade. Eswine é também o autor de alguns outros livros, inclusive de um acerca do método de pregação de Spurgeon — Kindled Fire: How the methods of C.H. Spurgeon can help your preaching.

Em O Pastor Imperfeito, Eswine faz pulsar, com uma sonoridade simples porém vibrante, o seu “coração de pastor”. Com acolhedora ternura, sensível compaixão e graciosa firmeza, ele situa o chamado que seguimos, reposicionando-nos em nossa humanidade. A seguir expõe a insensatez de engrossarmos as tipologias ministeriais que refletem o padrão de não querer Deus e querer ser como Deus. Na terceira parte do livro, faz uma chamado à reformulação de nosso mundo interior, por situarmos as nossas ambições em perspectivas divinas e realistas. A parte final do livro é dedicada a uma reformulação do trabalho pastoral cotidiano, de uma forma prática e balizada instrumentalmente por discernimento, critério e medida.

O Pastor Imperfeito, penso eu, é oportuna contribuição à teologia pastoral, e particulamente à poimênica evangélico-reformada. Ele nos será muito útil, os quatro presbíteros de nossa igreja, pois pastores imperfeitos é o que somos, embora nem sempre estejamos lembrados ou crendo nisto. Como João Batista, eu precisarei relembrar a mim mesmo, aos meus colegas e à nossa preciosa congregação: “Eu não sou o Cristo”.

[SANTOS, Gilson. Extraído da “Apresentação à Edição em Português”. In: ESWINE, Zack. O Pastor Imperfeito; Descobrindo a alegria em nossas limitações através do aprendizado diário com Jesus. São José dos Campos (SP): Editora Fiel, 2016, pp. 13-18]

Foi formado um Grupo de Leitura neste livro, que tem a participação de pessoas da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, bem como de alguns pastores e líderes da cidade. O grupo tem a moderação de Gilson Santos, e em cada encontro, nos primeiros vinte minutos, um dos participantes apresenta uma visão geral do conteúdo lido; a seguir, tem-se a discussão do texto conduzida pelo moderador. Ao todo são (18) dezoito encontros, seguindo um cronograma específico; tais encontros acontecem às sextas-feiras, nas dependências da Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP.