Pular para o conteúdo

“Missa Pastoril” para a noite de Natal – Nunes Garcia

José Mauricio Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767–1830), compositor brasileiro de música sacra que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império, é considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo. Nunes Garcia tem sido aclamado como a José Mauricio Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767–1830)personalidade mais importante da música brasileira no período colonial, e destacou-se na corte de D. João VI. A importância de Nunes Garcia não se restringe somente ao campo composicional, mas abrange também a figura do intérprete e do pedagogo. Há vários pequenos textos biográficos para Nunes Garcia na internet.

Dias atrás ouvi novamente a composição de Nunes Garcia chamada “Missa Pastoril” para a noite de Natal. Percebe-se que Mozart está presente. No mesmo CD ouve-se também “Salmos” (Laudate Dominum omnes gentes, baseado no Salmo 116, e Laudate Pueri, baseado no Salmo 112), “Gradual para o Dia de Natal”, e  “Gradual para São Sebastião”, patrono da Cidade do Rio de Janeiro, todas pelo mesmo compositor.

Esta gravação da Missa Pastoril para Noite de Natal, 1999, teve a participação da Ensemble Turicum, com direção de Luiz Alves da Silva & Mathias Weibl. O CD foi gravado em comemoração aos quinhentos anos de chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral — “500 anos do Brasil”. A composição natalina conta com o Kyrie, o Gloria in Excelsis, o Credo, o Benedictus, e o Agnus Dei, entre tantas outras músicas excepcionais, com excelente performance coral e orquestral. Recomendo o CD, fortemente.