Skip to content
Anúncios

O Vale da Sombra da Morte – George Inness

The Valley of the Shadow of Death, 1867 , George Inness

The Valley of the Shadow of Death, 1867, George Inness (American Hudson River School/ Tonalist Painter, 1825-1894), oil on canvas, 123.51 x 185.1 cm (48.62 x 72.87 in.), Frances Lehman Loeb Art Center, Vassar College, NY, USA. Large size here.

George Inness (1825-1894) foi um pintor paisagista norte-americano. Em grande parte autodidata, seus primeiros trabalhos refletem a influência de Asher B. Durand e Thomas Cole, pintores da escola americana do Rio Hudson. Por volta de 1855-1874 a pintura de Inness começou a explorar a luz e a cor na forma de Camille Corot e da escola francesa de Barbizon. Em seu estágio de maturidade, as obras de Inness permitem atingir uma sensação do idílico e de tranquilidade.

Tal como Thomas Cole, Inness cria que a natureza contém vestígios deixados pela divindade. Assim, ele muitas vezes infundiu um significado espiritual em suas paisagens. A tela “O Vale da Sombra da Morte” integra uma série de três pinturas intitulada Uma Visão da Fé, e mostra a influência de Thomas Cole. Inness usou a paisagem para transmitir uma narrativa religiosa. Um homem idoso, vestido de branco, está em uma paisagem rochosa, de costas para o espectador, dirigindo o olhar para uma cruz iluminada nas nuvens. A pintura foi inspirada pelo Salmo 23, cujo verso quatro diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

DETAIL: The Valley of the Shadow of Death, 1867 , George Inness

Anúncios