Skip to content
Anúncios

“Salomé com a Cabeça de João Batista” – Mattia Preti

“Salome with the Head of St John the Baptist”, second half of 17th century, Mattia Preti

“Salome with the Head of St John the Baptist”, second half of 17th century, Mattia Preti (Italian Baroque Era Painter, 1613-1699), Oil on canvas, 120 x 171 cm, John and Mable Ringling Museum of Art, Sarasota, Florida, USA. Large size here.

Herodes, com efeito, mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, pois ele a desposara e, na ocasião, João dissera a Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” Herodíades então se voltou contra ele e queria matá-lo, mas não podia, pois Herodes tinha medo de João e, sabendo que ele era um homem justo e santo, o protegia. E quando o ouvia, ficava confuso e o escutava com prazer.

Ora, chegou um dia propício: Herodes, por ocasião do seu aniversário, ofereceu um banquete aos seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galiléia. E a filha de Herodíades entrou e dançou. E agradou a Herodes e aos convivas. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que bem quiseres, e te darei.” E fez um juramento: “Qualquer coisa que me pedires eu te darei, até a metade do meu reino!” Ela saiu e perguntou à mãe: “O que é que eu peço?” E ela respondeu: “A cabeça de João Batista.” Voltando logo, apressadamente, à presença do rei, fez o pedido: “Quero que, agora mesmo, me dês num prato a cabeça de João Batista.” O rei ficou profundamente triste. Mas, por causa do juramento que fizera e dos convivas, não quis deixar de atender-lhe. E imediatamente o rei enviou um executor, com ordens de trazer a cabeça de João. E saindo, ele o decapitou na prisão. E trouxe a sua cabeça num prato. Deu-a à menina, e esta a entregou a sua mãe.

(Citação bíblica: Marcos 6.17-28, tradução de A Bíblia de Jerusalém)

Anúncios