Skip to content
Anúncios

O Triunfo de Mordecai – Pieter Lastman

The Triumph of Mordecai, 1617, Pieter Lastman

The Triumph of Mordecai, 1617, Pieter Lastman (Dutch Baroque Era Painter, ca.1583-1633), oil on panel, 58 × 83 cm (22.8 × 32.7 in), Museum Het Rembrandthuis, Amsterdam, The Netherlands. High resolution here.

Os servos responderam: “É Amã que está no vestíbulo.” – “Que entre!”, ordenou o rei. Logo que entrou, disse-lhe o rei: “Como se deve tratar um homem a quem o rei quer honrar?” – “E a quem deseja o rei honrar senão a mim?”, pensou Amã. Respondeu ele: “Se o rei quer honrar alguém, que se tomem vestes principescas, dessas que usa o rei; que se traga um cavalo, desses que monta o rei, e sobre sua cabeça se ponha um diadema. Em seguida, vestes e cavalos serão confiados a um dos mais nobres dos altos oficiais reais. Este, então, revestirá com essa roupa o homem a quem o rei quer honrar e o conduzirá a cavalo pela praça da cidade, gritando diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei quer honrar!” – “Não percas um instante”, respondeu o rei a Amã; “toma vestes e cavalo e faze tudo o que acabas de dizer ao judeu Mardoqueu, funcionário da Porta Real. Sobretudo, não omitas nada do que disseste!”

Tomando, pois, vestes e cavalo, Amã vestiu a Mardoqueu e depois fê-lo passear a cavalo pela praça da cidade, gritando diante dele: “Assim se faz ao homem a quem o rei quer honrar!”

(Citação bíblica: Esther 6.5-11, tradução de A Bíblia de Jerusalém)

Anúncios