Skip to content
Anúncios

Santo Agostinho – Caravaggio

St. Augustine, c. 1600, Caravaggio

St. Augustine, c. 1600, Caravaggio (Italian Baroque Era Painter, ca.1571-1610), oil on canvas, 47 x 37”, Private collection (Whitfield Fine Art, London)

Em junho de 2011 esta obra de Caravaggio foi redescoberta em uma coleção particular na Inglaterra. Considerada um trabalho de pintor anônimo, a negligenciada obra já havia sofrido uma secular restauração e recebido uma camada de verniz.

O óleo sobre tela é uma representação de Santo Agostinho, e só era conhecido por meio de cópias. Trata-se de uma obra expressiva e madura, datada por volta de 1600, quando Caravaggio tinha vinte e oito anos. Especialistas salientam que, nesse período, o estilo do pintor era escultural e monumental, evidenciando movimento poderoso e expressão emocional.

Exames técnicos especializados constataram que a obra corresponde à listada no inventário de Vincenzo Giustiniani em 1638, pouco antes de sua morte, com as dimensões semelhantes de 120cm x 99cm. Giustiniani era o patrono de Caravaggio em Roma. O processo de atribuição da obra avançou detalhe por detalhe na técnica característica de Caravaggio, recorrendo inclusive a raios-X e reflectografia de infravermelhos. A obra já tem sido apresentada ao público em importantes exposições.

Durante os trinta e oito anos de uma vida tempestuosa Caravaggio alterou o curso da arte ocidental, com uma abordagem completamente inovadora de luz (chiaroscuro) e de forma. Na obra deste artista do período barroco o uso da luz era tão inovador quanto o desenvolvimento da perspectiva renascentista.

Caravaggio retrata Agostinho de uma forma bem despojada, com o hábito comum de mosteiro. Geralmente as pinturas de Agostinho, mesmo as do período barroco, retratam-no com a indumentária e paramentos de um bispo católico romano, tal como convenciou-se retratá-lo durante a Idade Média. O Agostinho de Caravaggio é sereno e afável, aplicado aos estudos, conquanto não reflita exatamente o biótipo de um homem do norte da África.

Anúncios