Pular para o conteúdo
Anúncios

Diferentes grãos requerem diferenciados tratamentos

The Sower, 1888, Vincent van Gogh

The Sower, 1888, Vincent van Gogh (Dutch Post-Impressionist Painter, 1853-1890), oil on canvas, 25 1/4 x 31 5/8 in. (64.2 x 80.3 cm), Kröller-Müller Museum, Otterlo, The Netherlands

Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz, atendei bem e ouvi o meu discurso.

Porventura, lavra todo o dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a esterroa? Porventura, quando já tem nivelado a superfície, não lhe espalha o endro, não semeia o cominho, não lança nela o trigo em leiras, ou cevada, no devido lugar, ou a espelta, na margem? Pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina.

Porque o endro não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa a roda do carro; mas com vara se sacode o endro, e o cominho com pau.

Acaso, é esmiuçado o cereal? Não; o lavrador nem sempre o está debulhando, nem sempre está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos.

(Citação bíblica: Isaías 28.23-28, tradução Revista e Atualizada da SBB. Parábola narrada num contexto em que se apresenta a sábia diversidade de operações nos juízos de Deus, assim como a semeadura, o cultivo e a debulha apresentam ampla variedade de processos, variando conforme o tipo de vegetação.)

Anúncios