Poimênica: Livros

O Pastor e o Aconselhamento – Jeremy Pierre e Deepak Reju A Depressão de Spurgeon – Zack Eswine O Pastor Imperfeito – Zack Eswine

O Pastor e o Aconselhamento – Jeremy Pierre e Deepak Reju – “Na teologia bíblica o sentido de cuidado se deriva de uma fonte primária, a saber, o próprio Deus. Ele é descrito como principal ‘cuidador’. A retratação mais gráfica que se tem de seu cuidado está na analogia entre pastor e rebanho.”

A Depressão de Spurgeon – Zack Eswine – “A ‘simpatia’ de Cristo com os nossos sofrimentos inclui o sofrimento mental. A pessoa que sofre de depressão pode, então, encontrar em Cristo um bom amigo para a sua aflição, pois Cristo sabe o que é este padecer.”

O Pastor Imperfeito – Zack Eswine – O segundo livro de Eswine publicado em português. Oportuna contribuição à teologia pastoral, e particulamente à poimênica evangélico-reformada.

Pastorais – João Calvino Lado a Lado – Dave Furman TRIPP, Paul David. In: Instrumentos nas Mãos do Redentor. 2a. Edição. São Paulo: Nutra Publicações, 2012

Pastorais – João Calvino – “Ora, se encontramos nas Pastorais as derradeiras palavras do apóstolo de Cristo aos ministros e obreiros cristãos, coloquemo-nos, pastores e igrejas, debaixo da instrução de Paulo, e valhamo-nos da exposição tão excelentemente ministrada por João Calvino.”

Lado a Lado – Dave Furman – “Este não é mais um livro sobre sofrimento, escrito apenas para aquele que sofre. É um livro para todos os que conhecem pessoas que sofrem com dores e perdas e que desejam vê-las firmadas naquele que é a Rocha Eterna.”

Instrumentos nas Mãos do Redentor – Paul D. Tripp – “Se você está vivo neste planeta você é um conselheiro! Você está interpretando a vida, e compartilhando essas interpretações com outras pessoas. Você é uma pessoa que influencia e também está sendo influenciado”.

MURRAY, David P. Crente Também Tem Depressão. 2a. edição. Recife [PE]: Ed. Os Puritanos, 2012 Coração e Alma – Willem J. Ouweneel Timothy Rogers. Trouble of Mind and the Disease of Melancholy. Editado por Dr. Don Kistler. Soli Deo Gloria Publications.

Crente também tem depressão – David Murray – “O autor recorre amplamente ao texto bíblico, faz citações de autores cristãos, especialmente da poimênica clássica (…), e também interage criticamente com a medicina em geral, com a psicologia e psiquiatria e com abordagens em aconselhamento.”

Coração e Alma – Willem J. Ouweneel – “Este livro de Dr. Ouweneel constitui-se em um recurso introdutório e crítico para a análise da relação cristianismo-psicologia, e para um primeiro contato com uma proposta de psicologia cristã, como postulada por alguns acadêmicos cristãos atualmente.”

Recomendações de livros sobre o tema “Poimênica Puritana”, e particularmente sobre a “Melancolia”. Leia: A Tríplice Abordagem da Poimênica Puritana para as Depressões.

LLOYD-JONES, D. Martin. Depressão Espiritual. Trad. Inge Koening. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas NGIEN, Dennis. Lutero como Conselheiro Espiritual; A interface entre a teologia e a piedade nos escritos devocionais de Lutero. Tradução Rogério Portella. São Paulo: Vida Nova, 2017 Depressão e Graça – Wilson Porte Jr.

Depressão Espiritual, por D. Martin Lloyd-Jones. Leia: Autoconhecimento e “Depressão Espiritual” – D. M. Lloyd-Jones e Cristão Deprimido? – Martin Lloyd-Jones.

Lutero como Conselheiro Espiritual, por Dennis Ngien. Leia: A abordagem pastoral frente ao pecado – Dennis Ngien – “Um pastor eficaz não vê tudo de ruim e nega o que há de bom. Nem vê tudo de bom e nega o que é ruim.”

Depressão e Graça – Wilson Porte Jr. – “Compadeça-se dos aflitos e sobrecarregados, ministre humildemente aos seus corações sofridos e angustiados, e exalte confiantemente a graça de Deus, que a todos, indistintamente, encontra em absoluta miséria e desamparo.”

Paul Tournier. Culpa e Graça; Uma Análise do Sentimento de Culpa e o Ensino do Evangelho. Tradução Rute Silveira Eismann, do original em francês Vraie ou Fausse Culpabilité. São Paulo: ABU Editora, 1985    

Culpa e Graça, por Paul Tournier. Leia: Repassando o “anel da culpa” para outrem – Paul Tournier.

   
Anúncios